Black Sabbath: 15 fatos sobre a banda que talvez você não saiba

Surgida em 1968, em Birminghan na Inglaterra (mesma terra de Judas Priest, The Moody Blues e Duran Duran), o Black Sabbath certamente alcançou o seu lugar entre os deuses do Heavy Metal! Com mais de quarenta anos de história, o Black Sabbath revolucionou a história do rock dando o impulso inicial para a criação e propagação do heavy metal. Listamos aqui 15 fatos curiosos sobre o Black Sabbath! Aproveitem!!

  • A música Laguna Sunrise foi inspirado no nascer do sol que Tony Iommi testemunhou em ‘Laguna Beach’ (Califórnia) depois de uma noite de festa.
  • Tony Iommi havia inicialmente composto o tema ‘Nightmare’ para a série de filmes Nightmare on Elm Street (‘A Hora do Pesadelo’, no Brasil), mas quando seus representantes pediram mais dinheiro aos produtores do filme, eles se recusaram.
  • Tony Iommi gravou a música ‘Paranoid’ com um olho roxo porque na noite anterior a banda tinha sido atacada por um grupo de skinheads após um show. O incidente também serviu de inspiração para a musica ‘Fairies Wear Boots’.
  • Ozzy Ousborne deixou todo mundo espantado quando arrancou a cabeça de um pombo (ato sugerido pela sua esposa Sharon, como um sinal de paz) em uma conferência da BBC.
  • O single ‘Paranoid’, uma das músicas mais lembradas da banda, foi composta em apenas 25 minutos.
  • Em 1970, surgiu o álbum Black Sabbath, considerado um dos albuns mais memoráveis e perturbadores da historia do rock. Segundo a propria banda, a mulher de preto presente na capa é inspirada em visões do baixista Geezer Butler em seu quarto em Birminghan (“Eu acordei de um sonho e essa pequena coisa preta me encarava. Durou um segundo. Mas me apavorou. Eu disse a Ozzy, Tony e Bill sobre isso – foi muito assustador. Acho que aquilo inspirou Ozzy nas letras que abriam a faixa: ‘What is this thing that stands before me?’ (‘o que é essa coisa parada na minha frente?”).. Essa capa foi o primeiro passo para relacionar a banda ao oculto.
  • Um grupo de especialistas fez um experimento com plantas para verificar que tipo de música era mais benéfica para o seu crescimento e usaram o heavy metal do Black Sabbath com uma das amostras. Ao final do estudo, o que cresceu com as músicas da banda, acabou por ser o que deu melhores flores e as mais resistentes a doenças.
  • A principal atividade econômica de Birmingham, a cidade na qual o Black Sabbath nasceu como um grupo, é a metalurgia. E o maior grupo musical que deu esse lugar, o Black Sabbath, é considerado o primeiro do gênero Heavy Metal.
  • Poucos fãs sabem, mas Tony Iommi deixou o Black Sabath por uns tempos em 1969 para tocar com o Jethro Tull. De início, ele cogitou em permanecer na banda de Ian Anderson, mas acabou mudando de ideia.
  • “The Money Maker” é o nome Tony Iommi colocou em sua mão esquerda após o acidente que o fez amputar parte dos dedos da mão. Apesar disto ele continuou a tocar cobrindo as pontas dos dedos com plástico resistente.
  • Antes de batizar a banda como Black Sabbath, os músicos-fundadores utilizaram os nomes Polka Tulk e Earth. O nome Black Sabbath foi inspirado na música de mesmo nome que, por sua vez foi inspirada num filme italiano chamado As Três Máscaras do Terror (“Black Sabbath” nos Estados Unidos e Reino Unido).
  • Os álbuns Sabbath Bloody Sabbath e Vol. 4 receberam forte influência do rock progressivo, que estava na moda na época em que foram lançados. Rick Wakeman, integrante do Yes, participou de Sabbath Bloody Sabbath nos teclados.
  • Um dia Tonny Iommi incendiou Bill Ward em um ensaio do álbum “Heaven And Hell”, depois de jogar uma garrafa de combustível e acender um fósforo. Ward sofreu queimaduras de terceiro grau enquanto seu parceiro ria.
  • As loucuras de Ozzy não tinham limites. Um dia ele urinou em uma parede grande e deteriorada; Ozzy não sabia que ele estava se aliviando em um monumento nos Estados Unidos chamado “O Alamo”. Graças a isso, ele foi preso e foi proibido de entrar na cidade de San Antonio por 10 anos.
  • Quem recomendou Ronnie James Dio para substituir Ozzy? A filha do empresário da banda Don Ardens, chamada Sharon Arden, que posteriormente viria a ficar conhecida sob o nome Sharon Osbourne.

One thought on “Black Sabbath: 15 fatos sobre a banda que talvez você não saiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *