Hard Rock – Quando o Rhythm & Blues se tornou agressivo

O Hard Rock tem suas raízes do Rock de Garagem e no Psicodelismo. Tratou-se de um regresso aos princípios do rock’ n’ roll, na sua base mais primária, apoiado por uma seção rítmica proeminente, arranjos simples (há muitas exceções, como Deep Purple e Led Zeppelin), e som ao máximo da sua potência. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e por vezes, um tecladista e, é claro, um vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos para dar mais peso ainda à música (claro, há exceções, como o vocal extremamente técnico e melódico de Freddie Mercury).

O termo Hard Rock (rock pesado) é muito usado atualmente para definir aquelas bandas de Rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como Rock’N’Roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como Heavy Metal. O surgimento do Hard Rock, assim como o Heavy Metal, deu-se na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, surgiram famosas e excelentes bandas. Na Inglaterra, por exemplo, as bandas mais famosas de Hard Rock foram, sem dúvida, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath.

 O estilo surgiu do Rock’N’Roll em sua forma mais pura, o Rock recém “retirado” do Blues, o Rock de artistas como Chuck Berry e vários outros, quando bandas novas passaram a tocar esse estilo musical e incluir ritmos mais frenéticos, baixo ainda mais presente e guitarra mais distorcida, surgindo o Hard Rock.

 Muitas bandas o misturaram a outros estilos, como o Funk de James Brown (Grand Funk Railroad), o Blues (Led Zeppelin), o Rock Progressivo (Deep Purple, Uriah Heep), além de estilos mais pesados com guitarras distorcidas (Blue Cheer, Black Sabbath).

Blue Oyster Cult, uma das bandas mais influentes do Hard Rock, misturava magicamente os elementos do Rock Progressivo com o peso do Hard Rock

É importante lembrar que foi somente com o passar dos anos que tais termos foram amplamente usados, tanto que, quando surgiram as primeiras bandas de rock a fazer aquele som pesado, veloz e “barulhento”, diferente do rock tradicional, começaram a aparecer no final dos anos 60, como o próprio Black Sabbath, o Led Zeppelin, o Deep Purple, e tantos outros, o termo usado pelas bandas, pelos fãs, e pela própria mídia em geral, era simplesmente Hard Rock.

Voltando à definição atual, vale lembrar que o Black Sabbath, apesar de estar relacionado a todas estas bandas do ponto de vista cronológico e do desenvolvimento do rock pesado, não é considerado hoje em dia uma banda de Hard Rock, e sim uma banda de Heavy Metal, apesar de sua formação ser similar à de uma típica banda de Hard Rock, as letras são muito diferentes das tradicionais bandas desse estilo.

O Twisted Sister foi responsável por popularizar uma das mais importantes vertentes do Hard Rock, o Glam Rock

História do Hard Rock década a década

Década de 50: O Hard Rock ainda não existia, mas foi a partir do Rock dessa década que se formaram as bases do Hard Rock, com muitas influências do Blues.

Década de 60: Década em que se foi feito o protótipo do que seria o Hard Rock. Grupos como Kinks, The Who, Cream e Jimi Hendrix passaram a apresentar um rock mais pesado e com grandes solos de guitarra.

Década de 70: Principal década do estilo, o destaque fica para Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, que iniciaram o movimento. Grand Funk Railroad era uma das poucas bandas americanas a fazer um sucesso parecido com as três grandes bandas inglesas. Fora do eixo EUA-Inglaterra se destacou o AC/DC (Austrália), surgido em 1970, também juntamente com uma das bandas mais conhecidas do mundo, o Kiss, de Nova Iorque, EUA.

Década de 80: Foi a época de maior sucesso comercial do estilo,o seu auge; algumas bandas fizeram o hard rock atingir o topo das paradas de uma forma constante, apesar dos fãs antigos não gostaram das novas bandas, o estilo ganhava muitos novos fãs. Aerosmith , Van Halen , Guns N’Roses, Kiss , Stryper , Whitesnake , Scorpions, Def Leppard, Bon Jovi e Mötley Crüe,por exemplo, fizeram enorme sucesso

Década de 90: Surge na cidade americana de Seattle o chamado “movimento grunge”, com bandas que mesclavam o som do punk rock e do metal com letras depressivas. Este estilo infelizmente, acabou destronando o Hard Rock. As principais bandas desse movimento são Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Screaming Trees, Mudhoney, Hole entre outras. O estilo ganha força com o advento do stoner rock, estilo fortemente influenciado pelo rock dos anos 70. O conjunto californiano Kyuss é considerado o grupo que iniciou o “movimento stoner”, do qual faz parte bandas como Fu Manchu, Goatsnake, Nebula, Masters of Reality, Queens of the Stone Age, Monster Magnet, Down e Danko Jones.

Álbuns clássicos e essenciais de Hard Rock:

Em se tratando de álbuns de Hard Rock, alguns discos são essenciais para se entendê-lo, principalmente ao se comparar com o que se fazia de Rock’N’Roll em meados e final dos anos 60, para se ter uma idéia das origens e da evolução do Hard Rock, e também ao se comparar com o Heavy Metal de bandas como Judas Priest, Iron Maiden, Saxon, Accept, Manowar, e tantos outros.

 Led Zeppelin – Volume I (69) – Volume II (69) – Volume IV (71) – Physical Graffiti (75)

Deep Purple – In Rock (70) – Machine Head (72)

Uriah Heep – Very ‘Eavy…Very ‘Umble (70) – Demons and Wizards (72)

Alice Cooper – Love It to Death (71)- Billion Dollar Babies (73)

Blue Öyster Cult – Tyranny and Mutation (73) – Agents of Fortune (76)

Queen – Sheer Heart Attack (74) – A Night at the Opera (75)

UFO – Phenomenon (74) – Lights Out (77)

Thin Lizzy – Fighting (75) – Jailbreak (76)

Kiss – Alive! (75) – Destroyer (76)

Rush – Fly By Night (75) – 2112 (76)

Scorpions – In Trance (75) – Taken By Force (77)

Heart – Dreamboat Anne (76) – Little Queen (77)

The Runaways – The Runaways (76) – Queens of Noise (77)

Rainbow – Rising (76) – Long Live Rock’n’Roll (78)

AC/DC – Let There Be Rock (77) – Back in Black (80)

Van Halen – Van Halen (78) – 1984 (84)

Stryper – The Yellow And Black Attack (1986) – To Hell With The Devil (1988)

Europe – The Final Countdown (86)

Whitesnake – Ready An’Willing (80) – Slide It in (84)

Skid Row – Slave to the Grind (91)

Aerosmith – Toys in the Attic (75) – Rocks (76) – Pump (89)

Guns n’ Roses – Appetite for Destruction (87) – Use Your Illusion 1 (91) – Use Your Illusion 2 (91)

Bon Jovi – Slippery When Wet (86) – New Jersey (88) – These Days (95)

Def Leppard – High ‘n’ Dry (81) – Pyromania (83)

Twisted Sister – Stay Hungry (84)

Mötley Crüe – Shout At Devil (83) – Doctor Feelgood (89)

Poison – Open Up And Say… Ahh!(88) – Flesh and Blood (90)

 

E aí, curte Hard Rock? Conte pra gente qual é a sua banda ou disco preferido! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *