Quem inventou o Heavy Metal?

Quem inventou o heavy metal? Essa é a pergunta mais inconveniente do rock, quase tão infame como aquela básica: “Qual a origem do universo? De onde viemos”? As teorias são muitas, mas falta credibilidade para quase todas elas. Então a questão vira briga de arquibancada, com zero de razão e tudo de paixão.

A grande maioria diz que o surgimento do Led Zeppelin, em outubro de 1968, é o inicio do heavy metal. Na mesma época, os Beatles soltavam o famoso “Álbum Branco”, que trazia a obra-prima “Helter Skelter”, que muitos consideram a primeira música pesada da história.

Os mais “true” preferem cravar 13 de fevereiro de 1970 como a data de nascimento do metal, dia em que foi lançado o pesadíssimo “Black Sabbath”, álbum intitulado da banda homônima de Ozzy Osbourne e Tony Iommi.

Já os “arqueólogos” do rock gostam de citar o lançamento do compacto “You Really Got Me”, dos Kinks, no começo de 1964, como o marco zero da música pesada – assim como “I Can’t Explain”, do Who, do final deste mesmo ano, asia o marco zero do punk rock.

Preferimos seguir uma outra linha, até em homenagem a um baixista que morreu em 2009 e que integrou aquela que provavelmente foi a primeira banda integralmente pesada dos anos 60 – e do rock, em geral.

O Blue Cheer, criado pelo excelente baixista Dickie Peterson, surgiu em San Francisco, na Califórnia, em 1966, bem no comecinho da era hippie e do “flower power”. Só que, radicais como eram, o então quinteto já adotava uma postura metaleira e tocava muito alto, com muita distorção, a ponto de destroçar os amplificadores.

Capa do álbum “Vincebus Eruptum”, do Blue Cheer

As letras comuns do rock, falando de garotas, carros, bebedeiras e sacanagem em geral, conviviam com os temas soturnos, negativos e pesados. E foi como um trio que no fim de 1967 gravaram rápido e lançaram em janeiro de 1968 o primeiro álbum, “Vincebus Eruptum”, que trazia uma versão para “Summertime Blues”, de Eddie Cochrane, imortalizada na versão pesadíssima e suja do Who ao vivo.

A versão do Blue Cheer era mais pesada ainda, com toneladas de peso e muitos efeitos de guitarra. Peterson era o baixista e vocalista, sendo que a formação clássica era completada por Paul Whaley na bateria e Leigh Stephens na guitarra.

“Vincebus Eruptum” é considerado nos Estados Unidos como primeiro álbum de heavy metal da história. Peterson nunca escondeu que suas influências principais foram o Jimi Hendrix Experience – especialmente a apresentação do Monterey Pop Festival, em 1967 – o Who e o Cream.

O trio Blue Cheer no começo de 1968

Dickie Peterson costumava dizer que o Blue Cheer não fazia nada demais. “Nós pegávamos o blues e o distorcíamos até se tornar irreconhecível. Parece que fomos os primeiros a fazer isso com tamanha competência…”

Seja por desconhecimento, ou mesmo por falta de informação – na verdade, uma checagem de datas –, alguns críticos ingleses citam de vez em quanto “In-A-Gadda-Da-Vida”, o segundo álbum de estúdio da banda Iron Butterfly, lançado em meados de 1968.

Tanto o álbum como a música-título são bastante pesados, mas ainda assim perdem por pouco para o Blue Cheer – diz a lenda que o vocalista do Iron Butterfly, Doug Ingle, estava tão bêbado quando gravou a música “In the garden of Eden”, que a faixa 6 passou a se chamar “In a gadda da vida”.

Seja como for, o primeiro álbum do Blue Cheer, “Vincebus Eruptum”, merece uma audição para conferir o verdadeiro marco zero do heavy metal.

E aí, qual é a sua teoria para o surgimento do Heavy Metal? Conte para nós nos comentários.

5 thoughts on “Quem inventou o Heavy Metal?

  1. Thiago Simões says:

    A primeira banda com estruturas pesadas e rápidas que fugiam do hard rock setentista e tinha bons traços do Metal e do Punk que viriam alguns anos depois foi o Dust com o álbum “Hard Attack”.

  2. CLAUDIO ANGELINI DA SILVA says:

    AO MEU VER, O DITO HEAVY METAL NÃO FOI INVENTADO, ASSIM COMO O SILÊNCIO ELE JÁ EXISTIA ANTES MESMO DA REMOTA NATUREZA SER CRIADA. ALGUMAS BANDAS DESFRUTARAM DE TÊ-LO, PARA NO MESMO SE INSPIRAREM, EM NO TAL RÍTIMO, DESPEJAR ADRENALINA PARA A PLATÉIA. NÃO NASCEU, NÃO FOI CRIADO, JÁ EXISTIA, APENAS FOI USADO.
    ALGUM PENTATATARAVÔ DE OZZY OU PLANT DEIXOU CAIR DE SUA MALA UMA PEDRA ONDE ESCREVIA AS LETRAS QUE SERIAM ENCAICHADAS NO RÍTIMO, A ALGUM COGUMELOETRO A ACHOU E DIVULGOU. É O QUE EU ACHO.

  3. Paulo Tanner says:

    Excelente matéria. Bem isenta e sem esse lugar comum de que o inventor foi o Black Sabbath. O Sabbath pegou o bonde andando, já existiam muitas bandas fazendo metal quando eles apareceram. Muito bom ver em português matérias que creditam corretamente a criação do Heavy metal ao Blue Cheer e ao Led Zeppelin. Parabéns pela competência e isenção.

  4. washington says:

    Essa é relativa,além de todas essas bandas citadas,temos budge,sir lord baltimore,slade e outras que traziam o peso que caracteriza o heavy metal,mas quando penso HM penso em JUDAS PRIESTS,um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *